Depressão Pós-Férias: 5 Dicas Mindfulness

O Verão já vai a mais de metade, Setembro aproxima-se e, muitos de nós, tivemos apenas algumas semanas de férias. A verdade é que, se já gozaste as tuas férias, ou estás quase a terminá-las, bom, aposto que já estás em modo “stress”. E mesmo aqueles que só agora começam a gozar férias, facilmente já estão a imaginar que vão passar num abrir e fechar de olhos.

Quem sabe não conseguiste fazer tudo aquilo que tinhas planeado?

Ou divertiste-te tanto que ainda não estás, de movo algum preparada/o para regressar à rotina?

 

Há quem lhe chame “depressão pós-férias”, em inglês é chamado carinhosamente “end of summer blues”.
Já sentiste isso?

Seja qual for o momento em que te encontras, drenares a tua energia a pensares no final das férias, e do verão, é esgotares, igualmente, a possibilidade de desfrutares os dias de Verão que ainda aqui estão e a chegada do Outono com leveza.

É interessante observar como o conceito de “férias de verão” tem um poder extraordinário na nossa organização mental e na resiliência que nos ajuda a atravessar o resto do ano. Porque será que isso acontece? Bom, parece-me que talvez a resposta mais simples seja porque: esperamos por ele. Esperamos pelo “momento certo” para viajar, descansar, fazer coisas divertidas, esperamos pelo bom tempo… Simplesmente esperamos.

 

E qual é o problema da espera?

Bom, ela traz-nos uma vivência fugaz de felicidade, e a sensação de que a liberdade e a leveza (que o verão traz) só acontece durante esse período.

Ainda que te seja difícil pensar na aproximação da despedida do Verão, a época que se segue pode ser uma excelente oportunidade para abraçares a impermanência e desfrutares das transições a que esta época nos convida.. Então, como podemos fazer uma transição suave e mais fluída para o regresso à rotina e ao trabalho? E, mais ainda, aos dias de Outono que, ainda que não estejam a ver-se no horizonte, não tardam a chegar?

 

Aqui ficam algumas dicas para atravessares o “end of summer blues”:

 

1. Traz o melhor do teu verão para o outono:

Dá-te permissão para trazeres contigo a tua mentalidade de verão para o outono, e para o resto do ano. Porque não? Continua a divertir-te, a fazer coisas fora da tua zona de conforto, a apreciar a natureza. Os fins-de-semana e finais de tarde são excelentes oportunidades!

2. Abre-te a novas oportunidades de contemplares o dia-a-dia.

Talvez estejas habituada/o a ver o final do verão com um sentimento de perda e saudade. Coloca umas novas lentes para veres a vida: convida a mente de principiante. O regresso à rotina pode ser uma oportunidade para uma nova organização do teu tempo, escolhas, prioridades. Encara esta fase como uma oportunidade de olhares para o teu dia-a-dia com maior flexibilidade.

3. Vive a transição momento a momento.

Não há nada mais tranquilizante do que viver no momento presente e poder apreciá-lo tal e como ele é. Isto vai ajudar-te a viver a transição diariamente com suavidade, apreciando as mudanças lentamente desde dentro para fora. A diminuição dos dias, as folhas que começam a cair, o clima ameno perfeito para passeios, as novas produções agrícolas, cheiros, sabores, cores… Viver momento, a momento, é por si só uma prática de gratidão. Convida a aceitação do que há a ganhar espaço na tua rotina.

4. Envolve-te numa nova atividade.

Quem sabe começar uma nova atividade desportiva, de arte, de meditação, correr, fazer passeios de fim-de-semana. Abre-te a novas oportunidades de “fugir da rotina”.

5. Reorganiza a tua lista de objetivos e tarefas: ganha perspectiva.

O final do verão é, também, uma excelente altura para redefinir ou terminar projetos e objetivos. Talvez seja interessante revisitares os objetivos e projetos que estabeleceste no inicio do verão, escreve-os e em seguida lê. Depois dessa leitura ser-te-á mais fácil estabeleceres pequenos passos para concretizares. Lembra-te que o Verão, em comparação com o resto do ano, é um curto espaço de tempo para fazeres tanta coisa que desejas. Não sejas tão dura/o contigo própria/o.

 

O mais importante?

Recordares-te que não existe o “momento perfeito”. O verão, não é a altura ideal, é um momento como todos os outros que vivências ao longo do ano. Por isso mesmo, quebra as tuas regras e hábitos sazonais, permite-te abrir ao novo, planeia atividades que te possam levar, ao longo do ano, a esses estados de tranquilidade, leveza e diversão (eles não são exclusivos do verão!).

Sim, o verão chegará de novo, mas o outono, o inverno e a primavera, também merecem um pouco mais de amor e diversão.

Não permitas que a tua felicidade, e bem-estar, seja sazonal. Abre espaço para a imprevisibilidade, a aventura e as surpresas ao longo do ano.

Permite-te.

Desfruta do resto dos dias do Verão, não porque estão a acabar, mas porque simplesmente, ainda é Verão! Em seguida chegará  o outono e poderás celebrar a sua chegada com maior abertura, se viveres estes dias com a presença e alegria a que te convidam.

Porquê esperar?

Tu Podes Fazer a Mudança

Vamos explorar. Vamos conversar sobre como podemos encontrar a mudança.
Agora podes viver a vida que sempre quiseste.

Post Anterior
Post Seguinte

Pin It on Pinterest