7 dicas Mindfulness para o Teu Trabalho

7 dicas Mindfulness para o Teu Trabalho

 

E se eu te dissesse que, naqueles dias em que não te apetece trabalhar, tens o potencial de transformar o teu trabalho (e o teu dia) numa experiência mais prazerosa? Acreditavas em mim?

Para a maioria das pessoas grande parte do seu tempo é passado a trabalhar, o que pode ser uma fonte de stress e exaustão. No entanto, não é o trabalho o único causador destas situações, mas sim os nossos hábitos mentais de viajar entre o passado e o futuro, e estarmos completamente desligados do momento presente.

Se te identificaste com estas palavras, as seguintes 7 dicas Mindfulness para o teu trabalho são para ti:

 

1. Define a tua intenção

No início do teu dia de trabalho, dá-te um momento para respirar profundamente e colocares a tua intenção para estares atento, presente e focado ao longo do dia.

 

2. Faz uma coisa de cada vez

Coloca a tua atenção numa tarefa de cada vez. Vai observando os teus movimentos e pensamentos, se estes se encontrarem muito acelerados, respira, diminui o ritmo e continua.

 

3. Encontra momentos de prazer

Encontra momentos em que podes observar a paisagem pela tua janela, conversar sobre assuntos interessantes (e até dar umas gargalhadas) com os teus colegas, apreciar uma tarefa que desfrutas. Aprenderes a desfrutar do teu ambiente de trabalho é essencial para manteres uma prática mindfulness.

 

4. Está presente na tua interação com os outros

Faz um stop ao que estás a fazer ou a pensar quando alguém está a falar contigo, presta a atenção e escuta, realmente, o que te diz.

 

5. Usa os intervalos para voltares ao contacto com o teu corpo

Faz uns pequenos alongamentos, caminha ou faz algumas respirações conscientes. Se fizeres um lanche ou tomares café, diminui o ritmo, presta atenção às tuas sensações físicas, ao sabor e à textura da comida ou à temperatura do café.

 

6. Coloca Post-Its

Coloca alguns post-its no teu computador, secretária, telemóvel (ou onde tu quiseres) como pequenos “alarmes de consciência” para te lembrares de parar para respirar e trazeres a tua atenção de volta ao momento presente.

 

7. No fina do dia regressa à respiração

Se a tua mente estiver a vaguear, leva a tua atenção à respiração e dá-te os parabéns pela tua prática de mindfulness. Coloca, também, a tua intenção de deixares o teu trabalho no local a que ele pertence. Terminou por hoje. Leva a tua atitude mindfulness para casa para poderes desfrutar do teu tempo em atividades prazerosas.

 

Recorda-te de seres gentil e compassivo contigo mesmo.
Ser Mindful também é isso!

Tu Podes Fazer a Mudança

Vamos explorar. Vamos conversar sobre como podemos encontrar a mudança.
Agora podes viver a vida que sempre quiseste.

Post Anterior
Post Seguinte

Pin It on Pinterest