Exercício Arte-terapia & Mindfulness

Exercício Arte-terapia & Mindfulness para o Fim-de-Semana

 

Desenha a tua Respiração

Este exercício é um convite a te tornares mais consciente da tua respiração, ao te conectares com o ritmo natural do teu corpo através da arte.

 

Materiais:

  • 2 folhas A3
  • Lápis, marcadores, pastéis ou outro material à escolha

 

Senta-te num lugar confortável, com o material para a tua prática sob a mesa.

Fecha por uns segundos os teus olhos, de forma a convidares a tua atenção a repousar sob a tua respiração, permanece aí por uns instantes ancorando-te nela. Em seguida, abre os teus olhos, visualiza a tua respiração como uma linha e representa-a no papel que tens à tua frente.

À medida que vais acompanhando a tua respiração com a expressão da linha na folha, convida-te a passares alguns minutos a brincar com diferentes tipos de linhas, ao mesmo tempo que te dás conta da tua respiração.

Experimenta alterar a tua respiração, umas vezes de forma rápida, outras de forma lenta, e observa o que acontece com as linhas que desenhas (podes mesmo optar por diferentes cores).

À medida que vais mudando a qualidade das linhas que traças, vai-te dando conta se consegues perceber o que sucede com a tua respiração, e o que aconteceria se as fizesses corresponder.

Para finalizares, escolhe um outro lápis, marcador ou pastel, de uma cor e grossura totalmente diferente das que tenhas utilizado.

Fecha de novo os teus olhos, observa de novo o movimento natural da tua respiração e, abrindo os olhos corresponde o movimento da respiração com o movimento de traçar uma linha. Permanece aí mais uns instantes.

 

O que acontece?

Percebes as diferenças entre as linhas?

O que te diz este exercício sobre a vida, o stress, a ansiedade?

O que podes aprender com ele?

 

Recorda-te que, em qualquer prática Mindfulness não existe o certo e o errado, logo este exercício não será excepção. Convida a Mente de Principiante a guiar-te através desta prática.

Convido-te a que partilhes comigo o resultado deste exercício no post do facebook, correspondente a este post.

Tu Podes Fazer a Mudança

Vamos explorar. Vamos conversar sobre como podemos encontrar a mudança.
Agora podes viver a vida que sempre quiseste.

Post Anterior
Post Seguinte

Pin It on Pinterest